Aziz Nacib Ab’Sáber – São Paulo: Ensaios entreveros

O professor Aziz Nacib Ab’Sáber é uma referência tanto na Academia (lembro de ler seus artigos na época da faculdade) quanto no setor técnico (seu nome sempre aparece nas referências de estudos ambientais, por exemplo).

Nasceu em 24 de outubro, há exatos 90 anos. Aziz foi um dos mais importantes geógrafos brasileiros. Seus trabalhos abordaram de maneira integrada aspectos do sítio físico, da ocupação humana, das questões ambientais, da evolução técnica e econômica, contribuindo também para o entendimento da evolução social e histórica.

Por isso foi com prazer que eu pude conhecê-lo uns poucos anos depois que me formei. Na verdade, eu primeiro conheci sua filha, que veio a se tornar uma grande amiga, e por meio dela, tempos depois, é que eu pude encontrar o professor umas poucas vezes. Um homem gentil e generoso, apesar das dificuldades impostas pela idade avançada.

Desses encontros, eu guardo dois volumes autografados.

O primeiro desses volumes é um lindo livro de imagens aéreas. Não é um livro do professor, mas veio com uma dedicatória emocionante, que eu vou explicar um dia mais à frente…

O segundo volume é mais recente… Apesar de já ter um livro com dedicatória do professor, eu gostaria de um autógrafo num livro de sua autoria. Então, em 2009, com muita cara-de-pau 😉 , perguntei a minha amiga se ela poderia colher esse autógrafo de seu pai. Para isso, escolhi o volume São Paulo: Ensaios Entreveros. Apesar da gentileza com que meu pedido foi recebido, hoje eu me sinto um pouco culpado: o professor já estava com quase 85 anos e a letra tremida denuncia a dificuldade de escrever.

"Para o (nome) com estima e [ilegível]! Do Aziz Nacib Ab'Sáber SP - 30/7/2009"

“Para o (nome) com estima e [ilegível]! Do Aziz Nacib Ab’Sáber SP – 30/7/2009”

São Paulo: Ensaios Entreveros, publicado em 2004, traz uma coletânea de artigos escritos desde 1956, ricamente ilustrado com fotos do próprio autor. Este livro ganhou o Prêmio Jabuti 2005 na categoria Ciências Humanas.

Meus artigos favoritos nesse livro são os que falam sobre a cidade de São Paulo, do ponto de vista de sua formação. Mas, nestes tempos de crise na Universidade de São Paulo, acho melhor destacar aqui um capítulo específico que pode ajudar na discussão atual.

Universidade de São Paulo: Raízes, Mudanças, Sobrevivência (1934-1984)” foi um discurso proferido por Aziz no ano do cinquentenário da USP. Nele, o professor conta um pouco da história dos primeiros anos da Universidade e destaca a importância de sua existência para a formação da sociedade brasileira. São lembradas as contribuições técnicas, artísticas e científicas, a resistência às ditaduras, a função social… No entanto, o professor não deixa de fazer suas devidas críticas à instituição, bem como de citar os argumentos dos críticos da época. O debate que se faz hoje em dia sobre a função, importância e a própria existência da USP já era realizado há trinta anos! Lá para o final do discurso, o professor diz:

O saldo positivo das realizações em meio século de existência é certamente muito grande, ultrapassando a somatória dos pequenos e, certamente, numerosos defeitos emanados, em sua maioria, das limitações humanas. Não há tempo para descansar em cima de glórias obtidas. Não há razão para destilar o fel das frustrações pessoais sobre todos os que ajudaram a construir uma Universidade a serviço de uma vigorosa sociedade carente.

Parte do artigo pode ser lido aqui. O livro está esgotado na Edusp, mas pode ser encontrado na Imprensa Oficial ou em sebos.

O professor Aziz Nacib Ab’Sáber faleceu em 2012. O velório aconteceu na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com a presença da família, amigos, colegas, alunos, políticos, admiradores. Foi enterrado no Cemitério da Paz, na zona oeste da cidade.

Por tudo que o professor deixou para nós, que nos esmeramos em fazer uma cidade e um país melhor, meu muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s