Rita Lee – Dr. Alex

A cantora, compositora e instrumentista paulistana Rita Lee, além da bem sucedida carreira musical, já se aventurou pela moda (como modelo), pelo cinema (como atriz e dubladora), pelo rádio (como apresentadora), pela televisão (como atriz e apresentadora) e pela imprensa escrita (como colunista de revista). Hoje, vou escrever sobre sua primeira incursão na literatura, no ano de 1986, como autora de um livro infantil.

O livro Dr. Alex conta a história do cientista Joseph Karl Alex, defensor dos direitos dos animais, cujas ideias provocaram a ira dos “homens de negro”. Para proteger o cientista, as cobaias do laboratório inventam uma maneira de transforma-lo em rato.

Capa: "(nome) um beijo Rita Lee"

Capa: “(nome) um beijo Rita Lee”

A história foi inspirada por uma visita de Rita e seus três filhos (então com 5, 7 e 9 anos) ao Instituto Biológico, em São Paulo. Conhecida por sua criatividade, que já rendia personagens e histórias contadas nos discos e encenadas nos palcos, Rita tratou de inventar para os meninos que o rato de laboratório que viam era, na verdade, um cientista disfarçado.

O tema teve continuidade em mais três livros da autora, lançados entre 1988 e 1992. Quando seu filho mais novo passou da infância para a adolescência, Rita parou de escrever livros infantis. Muitos anos depois, quando sua neta nasceu, ela chegou a falar da possibilidade de retornar ao gênero, mas a ideia não se concretizou.

A tarde de autógrafos aconteceu em 31 de agosto de 1986, na Bienal do Livro de São Paulo, quando o evento ainda era realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. O stand da editora ficava no piso térreo, mas, prevendo um grande volume de pessoas, a mesa de autógrafos foi montada no mezanino. De fato, uma multidão apareceu por lá, fato que foi registrado até na capa de um jornal da época, e a fila se estendia rampa abaixo, com a costumeira confusão, pessoas tentando furar a fila, essas coisas. O público era um misto de crianças (mesmo aquelas maiores que o público alvo do livro), fãs da cantora, ou ambos (como eu). Rita Lee atendeu a todos que formavam a extensa fila com muita simpatia. Para entreter o público que aguardava, um ator caracterizado como o personagem principal passeava pelo stand e até dava autógrafos como se fosse uma real celebridade. Rita autografou a capa do livro, o ator/personagem a contracapa.

Contracapa: "(nome) Dr. Alex"

Contracapa: “(nome) Dr Alex”

Este foi, provavelmente, meu primeiro livro autografado. Nada mais natural que fosse o primeiro livro deste blog.

O livro está esgotado na editora, mas pode ser encontrado em sebos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s