Goimar Dantas – Rotas Literárias de São Paulo

Comecei o blog escrevendo sobre o meu primeiro livro autografado. Hoje vou falar sobre o mais recente deles.

Eu não estaria no escritório naquele dia, por conta de um trabalho na Paulista, então aproveitei para encontrar minha esposa na livraria, aonde eu iria só para trocar um presente repetido que eu havia ganhado do meu amigo F (ilusão a minha: saí de lá com vários livros novos…), e depois sairíamos para jantar. Ao entrar na livraria me deparei com o banner do lançamento do dia: Rotas Literárias de São Paulo. Um volume sobre dois assuntos que me interessam: livros e esta cidade louca e maravilhosa! Fui lá ver. Um texto gostoso: comecei a devorar já na fila do caixa e continuei enquanto esperava o autógrafo.

Goimar Dantas é uma jornalista e escritora nascida no Rio Grande do Norte. Talvez por isso escreva tão bem sobre São Paulo (um dia explico essa minha teoria…). E também é muito simpática: nós nunca a tínhamos visto, mas mesmo assim ela nos tratou como conhecidos e começou a explicar como fez sua pesquisa, contar histórias dos entrevistados, falar dos lugares que visitou… Uma mini aula deliciosa no meio da livraria.

"Para (nome) e (nome), na certeza de que irão apreciar o lirismo e a poesia dessas rotas literárias de São Paulo. Carinho, Goimar Dantas, 24/07/2014."

“Para (nome) e (nome), na certeza de que irão apreciar o lirismo e a poesia dessas rotas literárias de São Paulo. Carinho, Goimar Dantas, 24/07/2014.”

O livro está organizado em 21 capítulos, cada um dedicado a um local ou evento que concentra alguma importância na história das Letras em São Paulo. São bibliotecas, centros culturais, livrarias, sebos, saraus e outros espaços. Tudo é ilustrado e ricamente descrito: trata-se de uma pesquisa de respeito, que durou sete anos.

Meu capítulo favorito é sobre o Cemitério da Consolação, onde estão enterrados Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato e várias outras personalidades do circuito artístico paulistano. Dá vontade de (re)visitar este e os outros lugares com o livro de Goimar nas mãos, como um guia turístico!

O livro é um lançamento e pode ser encontrado aqui.

OBS: quando comecei a escrever este texto, Rotas Literárias de São Paulo era o meu mais recente livro autografado. Antes de terminar, já chegaram pelo correio mais dois volumes (uma poesia e uma crítica), presentes de amigos queridos. Acho que ainda vou ter muito assunto aqui neste blog!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s